quinta-feira, 27 de junho de 2013

5 Fases da Auto Aceitação Gay

     Por experiência própria e conhecendo alguns gays, percebo que na nossa jornada de auto aceitação é bem semelhante com as 5 fases do luto. Ninguém nasce querendo ser gay, não tive a opção ser Heterossexual ou Homossexual. Simplesmente desde que me entendo por gente sinto mais atração física por homem do que por mulher, e a sociedade chamou essa atração de homossexualidade. Simples assim na teoria.

     Analisarei agora essas 5 Fases da Auto Aceitação que vivi e tenho vivido: (como já disse essas fases também se aplica ao luto, a morte de alguém, a traição de alguém).

1ª FASE: NEGAÇÃO
Nessa fase a pessoa nega a existência do problema ou da situação. Não se acredita nas informações que se está recebendo, tenta esquecê-la, não pensar nela ou ainda busca provas e argumentos de que o que tá acontecendo não é real. Os pensamentos comuns são "vai passar", "isso não é verdade", "sempre dou um jeito em tudo, vou dar nisso também".

Pra mim essa fase foi o começo da minha jornada em relação de sentir atração física por homem. Eu desde que me entendo por gente sentia atração física por homem, mas eu procurava ignorar, procurava não pensar no assunto, e mais do que nunca eu achava que ia passar.

2ª FASE: RAIVA
Nessa fase a pessoa tem raiva por estar vivendo isso. É como sentir revolta, inveja, ressentimento. Geralmente essas emoções são projetadas no ambiente externo: percebendo o mundo, os outros, Deus etc. como causadores do seu sofrimento. A pessoa sente-se inconformada e vê a situação como injustiça. Os pensamentos comuns são: "Por que eu?", "isso não é justo", "por que fizeram isso comigo?"

Essa fase é foda, é dolorida, pois a ficha começa a cair... Tanto nego no mundo pra nascer gay e justo eu, evangélico, que queria seguir a bíblia firmemente, que queria ter uma esposa e filhos. Nessa fase eu sentia inveja até dos mendigos da rua... pensava, o kra não tem nada mas tem o que eu mais quero: a heterossexualidade. Coisa de gente doida.

3ª FASE: NEGOCIAÇÃO
Nessa fase baixa o Roberto Justus na pessoa e busca-se fazer algum tipo de acordo para que as coisas possam voltar a ser como era antes. Essa negociação geralmente acontece dentro da própria pessoa ou às vezes voltada a religiosidade. Promessas, pactos e juramentos próprios ou religiosos são comuns podendo ocorrer em segredo ou não.

Como nasci num lar evangélico eu procurei muito a ajuda de Deus para 'mudar'. Fiz campanhas, jejuns, orações de dia, de noite, de madrugada, Fogueira Santa de Israel, votos, promessas. No começo eu masturbava pensando em homem e prometia pra mim mesmo que não iria mais bater uma pensando em homem, só em mulher (3, 4 dias depois já tava me masturbando pensando no Thiago Lacerda...). Nessa fase ainda há a esperança da pessoa em mudar.

4ª FASE: DEPRESSÃO
Nessa fase ocorre um sofrimento profundo. Tristeza, desolamento, isolamento, culpa, desesperança, medo... É o momento em que acontece uma grande introspecção e necessidade de isolamento. Pensamentos comuns "não tenho capacidade para lidar com isso", "nunca mais as coisas ficarão bem", "eu me odeio". E comportamentos comuns são: chorar, afastar-se das pessoas, comportar-se de maneira auto destrutiva.

Creio que eu esteja nessa fase, o ruim é que tá demorando pra passar. Uma tristeza, uma sensação de impotência, tenho ficado sozinho, me isolei das pessoas. Cansado e sem expectativa a nada, tanto que criei o blog com a intenção de desabafar. Não é tempestade em copo d'água, não é fácil ser o que não se quer ser.

5ª FASE: ACEITAÇÃO
Nessa fase simplesmente aceita as coisas como ela são. A vida como ela é. As emoções não estão tão mais a flor da pele e as pessoas se prontificam a enfrentar as situações e dificuldades com consciência, possibilidade e limitações. Pensamentos comuns "não é o fim do mundo", "posso superar isto", "posso aprender com isto e melhorar". Comportamentos comuns buscar ajuda para se sentir melhor, conversar com outras pessoas sobre o assunto, planejar estratégias para lidar com a questão.

Essa fase eu creio que também estou nela há um bom tempo. Pois eu nunca barrei os planos da minha vida, os desejos do meu coração por sentir o que sinto. Já fiz minha parte, já lutei com todas minhas forças para ser um ex gay e não consegui. Se alguém conseguiu eu desejo parabéns, boa sorte e não julgo. Eu não consegui. Então preciso aceitar as coisas como elas são, readaptar alguns sonhos, algumas metas. E a vida segue.

- - - - -

Essas fases que citei são exemplos e não necessariamente são seguidas em um ordem fixa. A pessoa pode viver fases diferentes fora dessa ordem, superar uma fase e tempos depois sofrê-la novamente. Superar todas as fases rapidamente ou demorar a vida inteira para superá-las. Cada pessoa é diferente.


Sou tímido, tenho medo de expor essa minha condição sexual, por isso criei esse Blog O Armário Apertado pois só quem vive no armário sabe que a vida aqui dentro não é fácil, não é cômoda. O armário é apertado e na maioria do tempo solitário. Criei esse Blog pra desabafar e através dele fiz alguns amigos virtuais e conheci algumas histórias de vida. Pois cada um tem uma história de vida única.

Você que está sofrendo, que tá angustiado por sentir isso, saiba que vc não está sozinho. No mundo existem várias pessoas como nós. Se quiser trocar uma ideia manda um e-mail no gladiadordavi@gmail.com  Posso demorar um pouco pra responder ma faço questão de responder um a um.


Forte abraço, Deus alivie nos nossos corações.



2 comentários: