quinta-feira, 7 de abril de 2016

Vamos falar de Suicídio?

     Essa semana, mais especificamente dia 1° de Abril, um amigo de um amigo meu se matou. Antes deixou uma carta na internet (você pode lê-la Aqui). O face dele virou uma zona, pois assim que ele postou a Carta de Despedida um  monte de gente pensou que se tratasse de uma brincadeira (pelo fato de ter sido no dia da mentira) por ele ser uma pessoa zoeira. Não era. Ele colocou fim ao seu sofrimento, pois há anos lutava contra a depressão e a Síndrome de Pânico.



     Vou confessar uma coisa aqui pra vocês, uma coisa que ninguém do meu mundo real sabe, e que até eu mesmo lutei muito para não me tornar um. Estou me tornando um ateu. Não aqueles caras chatos que vivem querendo provar pra você que Deus não existe, que religiosos são todos fanáticos e por ai vai... Comigo esse processo tem sido algo muito interno, só eu comigo mesmo. Foi muito forte escrever isso, mas é. Os motivos: perceber que a religião é feita para manipular, manipular a massa (claro que nessa manipulação tem a parte boa: ensinar coisas boas e blá blá blá). Ou manipular para algo político ou para alguma vaidade pessoal. Estou cansado de lutar para não perder a fé, de lutar para acreditar em algo. Não sei até quando conseguirei. Enfim... fugindo do assunto e ao mesmo tempo não fugindo... falei disso porque sim, já pensei em tirar minha vida. Principalmente nos meus momentos de putarias pesadas, pois eu chegava destruído em casa. Nunca fiz isso com temos em ir para o inferno ou essas coisas que os religiosos dizem, nunca fiz isso porque saberia que minha família iria sofrer e se sentiriam culpados.



     Atendi várias ocorrências de suicidas, a maioria delas me perturbavam e tiravam meu sono. Pra ser um suicida além de desespero é preciso de muita coragem: pular de um prédio ou viaduto, amarrar uma corda no pescoço, tomar veneno, dar um tiro no próprio coração (ou na cara) é o último ato de bravura e de sofrimento. Muita gente diz que não resolve os problemas, e elas tem razão, não resolve o problema mas sana a dor. E agora vamos deixar religião de lado, vida após a morte e essas coisas que ninguém conseguiu provar ainda. Acaba com o sofrimento sim. Se a pessoa está com uma doença  terminal sentindo muita dor, ai rola uma eutanasia, a pessoa não sofrerá mais. A pessoa está com uma depressão forte se sentindo angustiado, ao se matar não sofrerá mais. É um assunto foda. É um assunto que perturba.




Algumas curiosidades sobre o Suicídio:

- É uma morte anti estética. Geralmente cadáveres não são bonitos, mas os de suicidas são mais feios ainda. Se se jogam da ponte os olhos ficam esbugalhados (e por curiosidade um dos tênis ou sapato sempre sai do pé na hora do impacto. Nunca os 2 de uma vez, mas um dos pares sempre sai do pé). Se se enforcam os olhos ficam abertos, a boca aberta, língua roxa e muitas vezes pra fora. Veneno o rosto fica fazendo careta. Tiro na cara algo horrível.

- Segundo a Organização Mundial da Saúde a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil são 32 pessoas que tiram a própria vida por dia.

- Não falar sobre o tema dificulta bastante a prevenção. Ou porque as pessoas zombam ("quem quer matar se mata, não avisa") ou por vergonha

- Quem comete suicídio quer fugir de algo que acha que não tem solução. Como falei acima, quer "acabar" com uma dor ou um sofrimento, às vezes física, mas na maioria das vezes emocional.

- A pessoa antes de se matar dá sinais que fará isso, alguns mais explícitos outros mais sutis

- Em uma pesquisa de 2014 foi revelado que o Brasil é o 8° país com mais suicídios no mundo: 1- Índia, 2- China, 3- EUA, 4- Russia, 5- Japão, 6- Coréia do Sul, 7- Paquistão.

- Os homens se matam mais do que as mulheres.

______________________________________________________________________


Precisamos ter uma ligação com algo ou alguém. Esse algo eu diria as religiões, o nego pode querer se matar mas não faz com medo de "queimar no mármore do interno". Alguém seria pelo menos o respeito a pessoa que está vivo. Sei que se matar sanaria a dor de alguém, mas é muita mancada com as pessoas que estão vivas e gostam de você. Primeiro elas se sentiriam culpadas (mesmo não tendo culpa de nada) e em seguida se sentiriam com vergonha mesmo. Fora que pais que fazem isso há chances dos filhos também cometerem, há um clima de "solução mais fácil do problema". E é mesmo, se matar é meio que ansiedade para resolver o problema ou querer acabar logo com ele. Porra, aguenta firme que uma hora essa porra vai passar. Pode demorar? Pode. Mas tudo passa, coisas boas e ruins. Ninguém está livre disso.


A vida é uma caixa de surpresa e nossa única certeza é a morte. Que ela venha de maneira calma, sútil, em uma noite de frio, em que estejamos dormindo em uma cama quentinha, cobertos e próximo de quem nos ama.



Não queria começar abril com esse clima meio pesado, mas é assim que estou me sentindo agora. Vai passar, tudo passa. (obs: não vou me matar, não tenho coragem e não estou com vontade.). Mas é bom ter esse meu espaço virtual pra escrever. Se por acaso algum candidato a suicida esteja lendo esse post, comece a escrever, me ajudou muito e tenho certeza que vai te ajudar também. Escreva em um caderno, faça um blog, escreve numa folha qualquer, mas é bom por pra fora de alguma maneira. Não sou uma das melhores pessoas para responder e-mails, às vezes demoro, mas se quiser trocar uma ideia escreve pra gladiadordavi@gmail.com


 O "Danilo" foi minha força pra administrar tudo que vivi. Se você que está lendo isso agora está cansado, da um de doido igual eu e cria um personagem. Viver é da hora. Ainda bem que não me matei há alguns anos quando quis muito, teria deixado minha família muito triste, minha mãe iria se sentir culpada, não iria conhecer meus sobrinhos lindos, eu ia perder a série Lost, Prison Break. Puts, também não iria ver a maior luta de GLADIADORES da história da humanidade, não iria conhecer os bolos da Sodie... Enfim, viver muitas vezes cansa, enche o saco, às vezes dói, às vezes nos sentimos pequenos, impotentes, achamos que nada vai dar certo. Vai dar certo, pode demorar mas vai dar certo. Paciência não é uma das minhas maiores virtudes, mas precisamos desenvolvê-las e crer que dias melhores virão, mais do que crer, fazer esses dias chegarem. É difícil? É. Mas foda-se se é difícil, temos que procurar dias melhores para nós mesmo.


Abração, rezem por mim.


2 comentários:

  1. Ah, seu sumido, finalmente nos brindando com seus textos instigantes. rsrsrsssr. Engraçado que assumir-se ateu para os outros parece ser quase tão difícil quanto assumir-se gay. Acho que Deus ou uma força superior criadora existe, mas não está nas religiões organizadas pelos humanos. Quanto ao suicídio, não posso julgar os que apelaram pra isso, mas a vida é única, tem coisa ruim e coisa boa, mas é insubstituível e cada ser humano também é. O brilhante cientista Oliver Sacks (ele tb era gay), aos 80 anos, contraiu um câncer. E deixou uma mensagem maravilhosa sobre a vida (pesquise no Google) e aguentou o tranco até a morte natural. Talvez num momento de dor física insuportável numa doença terminal, o suicídio se justifique. No mais, é melhor viver e curtir viver.

    ResponderExcluir
  2. "...temos que procurar dias melhores para nos mesmo..." é para isso que estamos no mundo. O melhor para nos mesmo muitas vezes é, ajudar o próximo, é fazer boas ações (mas é difícil). É sempre com muita tristeza que leio, vejo, escuto relatos a respeito do suicídio. Me parece um ato de desespero sem igual onde o ser humano encurralado num buraco escuro e apertado não vê outra alternativa.

    ResponderExcluir