segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lições do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Como pode perceber esse filme me tocou, como ainda to com ele fresco na memória e com várias reflexões irei fazer uma lista (amo listas haha). O que aprendi com o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho:


1 - AMIZADE
ter um amigo é fundamental, alguém que goste de você como você é, com suas qualidades e principalmente com seus defeitos. Um amigo a gente não precisa omitir alguns detalhes da nossa vida para parecermos ser mais legal, um amigo nos conhece 100%. E isso podemos ver na amizade do Léo com a Giovana, linda a cena do Léo deitado e ela afagando os cabelos dele. Faz quatro meses que perdi meu melhor amigo, às vezes lembro dele e me pego com os olhos marejados. Sinto uma falta absurda, quando vejo alguma coisa louca eu já ligava pra ele ou ele me ligava para darmos risada ou lamentarmos juntos, hoje já não tenho alguém com essa intimidade pra isso. Enfim, amizade, amigos temos vários, mas Amigo com A maiúsculo que confiamos 100% é pouco, por isso quem tem valorize.

2 - NÃO AOS RÓTULOS
em nenhum momento Léo se sente angustiado por sentir atração pelo amigo, em nenhum momento sua melhor amiga Geovana questiona a homossexualidade de Léo (ela sente ciumes de amiga, mas não se choca por ele estar apaixonado por um menino ao invés de por uma menina). Na conversa que Léo tem com sua mãe sobre ter filhos e ele diz que adotaria pois no mundo tem muita criança mostra sutilmente que Léo não quer ter uma mulher no futuro e sua mãe não se choca com isso. O filme usa com grande maestria a sutileza, mostrando que Léo se apaixonou e ponto final. Se foi por homem ou mulher é indiferente, nada de rótulos.


3 - NÃO SE SENTIR INFERIOR
Por mais que tenha uma mãe super protetora e que seja cercado de cuidados, Léo procura não se fazer de vítima. Vai a acampamento, quer fazer intercâmbio, aceita os convite de Gabriel para fazer coisas que não fazia por falta de oportunidade como ir ao cinema, "ver" o eclpse da lua e andar de bicicleta.

4 - TER ATITUDE
Tem gente que sonha mil coisas mas não faz nada para realizá-los. Léo quer fazer intercâmbio e corre atrás, mesmo sua mãe sendo contra e até a consultora de viagens. Ele corre atrás, procura alternativas e as acha.

5 - BOM SENSO
Mesmo a mãe de Léo sendo neurótica com cuidados excessivo com o filho (na melhor das boas intenções), em contra partida tem o pai dele que é mais sensato e mesmo sabendo das limitações do filho da um jeito de apoiá-lo e encontrar alternativas ao invés de sempre dizer 'não' logo de cara. Bela a cena em que Léo faz barba ao lado do pai que o faz refletir sobre o verdadeiro motivo de querer fazer intercâmbio.

6 - FORMA DIFERENTE DE SE APAIXONAR
Não tenho contato com pessoas cegas, talvez essa forma diferente de se apaixonar seja comum entre eles. Mas achei bárbaro a forma que o personagem do Léo vai se envolvendo com Gabriel. Quem não é cego o que chama atenção no primeiro instante é o sentido da visão, você vê como é a pessoa que você se interessa, o cabelo, o sorriso, o tipo físico. Mesmo que vc não se apaixone esse é o primeiro contato para nós que enxergamos. Pro personagem do filme não. O amor meio que nasceu de dentro pra fora, quando para nós nasce de fora pra dentro (vemos a pessoa, nos interessamos, sentimos atraído, vemos que temos afinidade e assim a coisa rola...). Ah, detalhe para a cena que Léo está sozinho, tira a roupa, coloca o agasalho de Gabrel, cheira a blusa do amigo e subentende-se que se masturba. Para quem enxerga e se masturba faz isso com imagens da pessoa, já Léo que nunca viu o rosto de Gabriel o que faz ele se excitar pelo amigo naquele momento é o cheiro e a lembrança da voz.


(post não terminado)

5 comentários:

  1. Assisti hje o filme e tava procurando imagens dele na internet e vim parar no seu blog, md identifiquei com sua historia e da forma sensivel que escreve e as vezes bruta. Quero manter contato

    ResponderExcluir
  2. Perfeita sua "Lista" Parabénssss

    ResponderExcluir
  3. Realmente quem tem amigos tem tesouros , dos caras mais próximos que tenho não tenho total cumplicidade escondo algumas facetas ..minha sexualidade e família onde era pra ser o apoio se torna o maior espinho rs .B om do filme nem precisa comentar doce terna narrativa do amor de forma simples e pura abraços beijos mil que possamos sorrir + e amar continuamente ...

    ResponderExcluir