terça-feira, 30 de setembro de 2014

ORKUT obrigado pelo Danilo

     Minha vó sempre diz que tudo acaba, menos o poder de Deus. E essa frase dela tem um certo sentido, o império Romano era algo grandioso e não ficou de pé. E assim também aconteceu com o Orkut. Hoje, dia 30 de Setembro foi o último dia dele. Sou extremamente grato  essa rede social.


     Por conta da homossexualidade sempre fui muito sozinho, de poucos amigos ou quase nenhum amigos. Sempre tive medo que descobrissem e me xingassem ou me tratassem mal como eu via com os gays mais afeminados na época da escola. Esse sempre foi o motivo do meu isolamento social. Até que um dia a internet entrou na minha vida e o computador do meu quarto foi o acesso a um mundo louco que eu não conhecia. Pela internet conheci o chat do UOL que foi onde conheci pelo menos 90% dos kra que já sai. Entre os muitos caras que sai me apaixonei por um chamado Fábio, tivemos um lance, que não chegou a ser namoro, de uns 3 meses. Não deu certo, sofri muito sozinho. Eu tinha um perfil no orkut com pessoas do trabalho, família etc. Ai tive a ideia de criar um profile fake em que eu pudesse ser EU, não precisasse esconder e omitir dados da minha vida com medo de não ser aceito ou sofrer preconceito. Tirei uma foto fardado mas com uma touca ninja. Pensei num nome, até que optei por Danilo Souza, por ser semelhante meu nome verdadeiro. Profile criado, participava de várias comunidades do tipo "Todos acham que sou hétero", "Pegação no Metrô", "Videos para Bater" entre outras comunidades show de bola!!! Sempre fui fã de Blogs em geral, não necessariamente de temática gay, e sempre acompanhei a Bruna Surfistinha \ Raquel Pacheco desde que ela ainda fazia programa, tinha um Blog no portal Terra. E ai tive a ideia de criar um Blog, mas sempre fui um semi-analfabeto digital. Tive a ideia de criar uma comunidade chamada MEU DIÁRIO - NO ARMÁRIO. Criar uma comunidade era mais fácil e simples. E assim o fiz.


     A descrição da comunidade era semelhante a desse Blog, eu me apresentava como evangélico, policial, falava minha idade e tal... Porém naquela época eu era mais dramático, não me aceitava o tanto que me aceito hoje. Recebo e-mails de gente dizendo que sou meio dramático, alguns anos atrás eu era o dobro do drama de hoje, as novelas da Thalia ficavam no chinelo comigo haha. Profile criado, comunidade feita, aos poucos eu ia escrevendo meus dramas, medos e solidão. Aos poucos foi entrando gente, entrando gente... Até que chegou nos 500 e poucos membros... Foi entrando mais gente, mais gente... E Passou as mil pessoas. O Marcus já tinha aparecido na minha vida nessa época, e ficava preocupado comigo se eu não tava me expondo demais, pois eu não tinha tanta maldade e às vezes falava mais do que deveria, inclusive do meu serviço.

     Muitos membros, recebia muitos e-mails. Mas procurava não sair com ninguém de lá, Lá era meu canto virtual (igual esse aqui). Fiz muitos amigos virtuais por lá de vários cantos do Brasil, inclusive alguns poucos deles eu tenho contato até hoje. Através do orkut conheci o Wilson que foi minha segunda paixão. Ficamos uns seis meses tendo um lance bacana, não chegou a ser namoro também, mas gostei muito dele. Não deu certo... 


     Na época do orkut também recebi um e-mail funcional da RedeTV! me chamando para participar do programa Super Pop, lembra do caso de um casal de sargentos gays do Exército que tinham saído do armário e sofreram represálias? Eles iriam participar do programa e eu iria dar um depoimento, segundo o e-mail iriam alterar minha voz e eu não iria aparecer. Não aceitei, pois não gosto do jeito que a Luciana Gimenez trata os convidados e também não confio em alguns programas de televisão, e esse é um deles.

     Com o fim do lance com o Wilson e eu voltando firme e forte pra igreja. Decidi excluir o orkut. Coloquei uma foto minha verdadeira no profile do Danilo e disse por lá que aquela seria minha última semana. Creio que tenha ficado por lá uns quatro anos. Mas quatro anos de muito aprendizado. 

     O orkut foi bom para eu saber que eu não estava sozinho, que existem milhares de gays no armário que por motivos pessoais não querem sair. Muitos estão na fase do desespero e muitos já estão na fase de aceitação vendo que não é possível mudar. Sou muito grato ao orkut pelo alter ego Danilo Souza. Nunca falei meu nome verdadeiro para os kras que eu saia, sempre dizia que era Douglas, Diego, Denis.... o Danilo foi a união de todos eles. Depois do orkut sempre que eu entrava no chat do UOL, ou ia em alguma sauna ou cinemão, sempre que alguém perguntava meu nome eu respondia com orgulho: Danilo.


     Recomendo pra quem é solitário, pra quem não tem amigos, pra quem tem dificuldade em conversar e desabafar, ou mesmo não quer ir ou não tem grana pra ir num psicólogo, a dica que eu dou é escrever. Escrevam o que tá sentindo, por mais que você possa achar bobo  ou achar absurdo tal sentimento. Minha vida eu posso separar antes e depois da criação do Danilo, pois usando o perfil "falso" no orkut eu podia desabafar coisas que até aquele momento jamais tinha falado com ninguém. Se você tá passando por isso, cria um Blog é super fácil e grátis, cria um perfil falso no facebook. Só não guarde só pra vc, pois o fardo não é tão leve.


     30 de Setembro de 2014, o dia que o orkut saiu do ar.

   

   
     Ah, antes de ir embora... Recebi um e-mail de um kra chamado Tadeu que me recomendou dois vídeos do youtube de um grupo chamado Põe Na Roda. Os vídeos recomendados foram Não basta ser pai e Afinal, o que tem dentro do armário. Ele disse que esse último vídeo era emocionante e ele não estava exagerando, foi um vídeo que deu socos no meu estômago e fez minha vida inteira vir a tona em minha memória. Mas não vou falar sobre ele agora, o próximo post sem falta será sobre AFINAL, O QUE TEM DENTRO DO ARMÁRIO.
     Tadeu, mais uma vez obrigado pela excelente recomendação.


     Essa foi minha relação com o orkut, não poderia deixar passar essa data em branco.


     Forte Abraço.

4 comentários:

  1. Então essa foto aqui no blog é vc de toca ninja?

    Nick

    ResponderExcluir
  2. Nick esse da foto aqui não sou eu. Antes eu tinha uma foto minha fardado com uma touca ninja, mas preferi tirar pra não expor quem deveria ser exposto. Vou ver se tiro uma sem camisa e de touca ninja haha


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Você não comentou sobre todos os caras que eram apaixonados por você na comunidade do orkut, por você não! Pelo personagem Danilo! rs

    ResponderExcluir